A pandemia de Covid-19, como em todas as áreas, também trouxe mudanças para o RH e impulsionou tendências que requerem a atenção dos times.
A área de RH já passou por diversas transformações. Hoje, o setor deixou de atuar apenas no recrutamento e seleção e tem papel estratégico dentro de uma organização.
É justamente por isso que a área precisa estar atenta a todas as tendências e transformações futuras.
Continue lendo e confira as principais tendências para o futuro da área de Recursos Humanos:
8 Principais tendências para 2023
1. Transformação Digital
A transformação digital no setor não é apenas no quesito de aplicação de ferramentas tecnológicas. É preciso que haja uma mudança de mindset de toda a organização, sempre pensando em melhorar a experiência do cliente, nesse caso, o cliente interno.
A área pode, por exemplo, criar técnicas que fazem da empresa um lugar que todos desejam trabalhar. Com isso, é possível reduzir o turnover e atrair os melhores talentos.
Cabe ao RH criar condições para que o capital humano e o intelectual contribuam com as metas organizacionais. Nesse sentido, a transformação digital é fundamental na busca por vantagens competitivas.
2. Softwares para a integração entre áreas
É fundamental que o RH se envolva com todas as áreas da organização. Para isso, ele precisa conseguir que todos os gestores participem de maneira ativa do processo de gestão de pessoas.
Hoje, inúmeros sistemas são criados para integrar informações e automatizar processos, suprindo esse gap que existe.
3. Gamificação
A gamificação ajuda a motivar as pessoas na busca de um objetivo. Com ela, é possível incentivar feedbacks, recompensas, colaboração entre times e ações para engajar os colaboradores.
4. Processos orientados por dados
É esperado que no futuro o desempenho organizacional seja mensurado por dados. Todas as decisões devem ser embasadas em informações estratégicas extraídas da própria empresa e não mais em intuição e conselhos.
5. Mudanças nas funções
O setor de RH deve agregar mais habilidades para expandir sua presença em vários departamentos, como o de marketing, por exemplo. Dessa forma, poderá analisar dados e criar ofertas e ações customizadas para todos os colaboradores.
6. Flexibilidade por parte dos gestores
Devido a tantas mudanças de paradigmas e valores do mercado de trabalho, os líderes precisarão se comunicar de maneira assertiva, mantendo os colaboradores sempre informados, motivados e engajados.
7. Automação de bots
O RH poderá utilizar ferramentas para estimular comportamentos de desenvolvimento e benefícios extras aos funcionários. Algumas empresas já passaram a utilizar bots para uma comunicação mais rápida e eficiente dos colaboradores com a área de Recursos Humanos.
Com isso, conseguem reduzir o tempo de atendimento e, caso necessário, acionam um colaborador para finalizar o atendimento.
8. Recrutamento e seleção mais aprimorados
O setor deve implementar meios que possibilitem recrutar os melhores colaboradores para as vagas disponíveis. Esse processo deve acontecer por meio do mapeamento de conhecimentos demandados até os traços das personalidades desejadas.
Com descrições atraentes e adequadas, divulgação em canais condizentes, será possível um processo de seleção muito mais aprimorado e assertivo.
Ferramentas importantes para a transformação do RH
Além das tendências, existem ferramentas importantes que poderão ajudar no processo de transformação da área de Recursos Humanos. Confira:
● People Analytics (PA)
Como já mencionado, os dados serão fundamentais para o futuro do RH. Com o People Analytics é possível obter soluções para os diversos desafios de uma organização.
Essa tecnologia permite cruzar indicadores de gestão para verificar funcionários que podem receber aumento salarial e promoções, quais precisam ser mais produtivos e quais precisam de um olhar mais atento do gestor, por exemplo.
● Inteligência Artificial (IA)
Os sistemas que utilizam Inteligência Artificial conseguem avaliar dados e reconhecer padrões que ajudam nas tomadas de decisão.
Na área de RH, a IA permite métricas da força de trabalho, informações relevantes, soluções em tempo real e melhora da experiência dos funcionários com recursos ágeis e atualizados.
● Realidade Virtual (VR)
Com a Realidade Virtual é possível inserir colaboradores e candidatos em situações reais e dinâmicas. O processo seletivo, dessa forma, é muito mais amplo e o colaborador pode ser avaliado em comportamentos e atitudes reais em determinadas situações.
● Natural Language Processing (NLP)
O processamento de linguagem natural é uma das maiores tendências do futuro do RH. A ferramenta é capaz de diferenciar reações, identificar emoções e responder perguntas básicas para oferecer soluções em tempo ágil.
Dessa forma, é possível entender melhor como os colaboradores pensam e se sentem em relação ao ambiente de trabalho.
RH e a estratégia organizacional
Como é possível ver, o departamento de recursos humanos estará cada vez mais presente na estratégia organizacional, na aplicação de tecnologias que melhorem a atuação das áreas, na valorização do capital humano e na busca por vantagens competitivas ao negócio.
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