A adoção de sistemas de mensageria por parte do departamento de RH das empresas gera mais agilidade, produtividade e praticidade na gestão de informações.
O serviço de mensageria consiste na automação da comunicação, podendo ser feita via pushs ou em atendimentos via chat. Seu objetivo é dar dinamicidade e agilidade dentro do fluxo de comunicação, possibilitando inclusive a diminuição de serviços manuais na área relacionados ao assunto, otimizando a resolução de problemas de modo a tornar a comunicação interna da empresa mais ágil, produtiva e eficaz.
Além dos benefícios para a empresa, a mensageira traz vantagens também para os colaboradores, já que as dúvidas e necessidades pontuais dos colaboradores podem ser resolvidas de modo rápido e prático, sem precisar se dirigir ao RH. Dessa forma, os funcionários obtêm mais autonomia na resolução de suas necessidades, além de ficarem mais satisfeitos com o desempenho da empresa.
Um dos principais pilares de sucesso de uma empresa está na comunicação interna com os colaboradores, afinal, muitos ruídos podem ocorrer. Por isso, investir em sistemas de mensageria para a comunicação do RH com os colaboradores é uma ótima maneira de otimizar e garantir a eficiência da comunicação interna do seu negócio.
Confira nesse artigo como a sua empresa pode melhorar o atendimento interno ao integrar plataformas de mensageria:
Como funciona um sistema de mensageria no RH?
Embora seja simples em conceito, a mensageria é um procedimento complexo do ponto de vista técnico. A integração entre diferentes sistemas nem sempre é simples, já que, em muitos casos, são plataformas, tecnologias e protocolos distintos trabalhando de forma única. Por isso, essa implantação nas empresas é feita através de API’s.
A mensageria envolve o envio automatizado de comunicações e em algumas plataformas conversas prolongadas e contínuas com usuários, sejam eles consumidores, colaboradores, pacientes e etc. Essa automatização ajuda a diminuir o volume de atendimento para pedidos simples, liberando os agentes de RH para focarem em temas mais complexos do setor.
Segundo o estudo CX Trends 2021, 64% das pessoas já preferem ser atendidas por meio de mensagens e bots. Nesse sentido, a mensageria requer um parceiro capacitado e experiente em tecnologia. Ao se ter sucesso nessa estratégia, as equipes ganham mais tempo para realizarem atividades estratégicas para o negócio.
Quais as vantagens de utilizar um sistema de mensageria no RH da empresa?
O serviço de mensageria troca informações de forma rápida, segura e automatizada. Dessa maneira, as empresas conseguem centralizar as informações pertinentes referentes aos seus negócios em uma única ferramenta.
Além disso, adotando essas integrações entre APIs, você possibilita uma jornada de experiência digital muito mais rica aos seus colaboradores, e em caso de necessidade, não existe impeditivo para que um agente conduza o restante do atendimento em casos mais específicos.
Por fim, além dos atendimentos automatizados, com a mensageria é possível também programar mensagens e notificações direto nos celulares dos colaboradores, o que facilita muito na divulgação de comunicados importantes e anúncios.
Mas afinal, como implantar a mensageria na sua empresa?
Serviços de mensageria carregam consigo a versatilidade para diversos segmentos, que vão desde o RH de empresas até gigantes do e-commerce, promovendo uma incrível jornada ao público otimizando a comunicação e o atendimento.
Devido a complexidade da construção desse sistema, o caminho mais seguro e rápido, além de financeiramente mais compensatório, para empresas que desejam implementar esse sistema em suas ações, é a contratação de parcerias tecnológicas que ofereçam a implementação dos API’s de mensageria em seu sistema.
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